PALAVRA DO PRESIDENTE

Presidente
PR. JOSÉ WELLINGTON COSTA JUNIOR​

Paulo e o caráter transformado pela graça de Deus

 

Nessa oportunidade, vamos falar acerca do apóstolo Paulo, cujo passado é revelado nas Sagradas Escrituras. Ele fora um ardoroso defensor da fé judaica a ponto de extravasar todo os limites éticos, empreendendo uma perseguição atroz aos seguidores de Jesus de Nazaré. Antes de sua conversão ele era conhecido por seu nome hebreu: Saulo (At 7.58). Entretanto, após a sua conversão durante a sua jornada à cidade de Damasco a fim de prender os crentes que lá moravam, o antigo perseguidor passou a ser conhecido como o principal difusor da fé cristã daqueles tempos. Ele ainda hoje é considerado um dos maiores implantadores de igrejas e o primeiro grande teólogo da Igreja Cristã. Porém, antes disso, o Senhor Jesus havia escolhido 12 homens para serem Seus discípulos e que foram depois chamados de apóstolos. Apenas Judas Iscariotes O traiu e cometeu suicídio (Mt 27.5). Os 12 apóstolos presenciaram milagres, ouviram os ensinamentos de Cristo e conviveram com o Senhor. Embora alguns deles tivessem formação cultural e outros fossem pescadores, contudo o futuro “Apóstolo dos Gentios” possuía instrução suficiente para deixar um grande ensinamento para todos nós. Ele aprofundou-se na Teologia e o seu legado foi um compêndio aos demais cristãos (2Pe 3.15).

O apóstolo Paulo foi o primeiro grande teólogo da Igreja Cristã e o responsável pelas definições e pela configuração do Evangelho que vieram a se tornar a sustentação da nossa igreja. Foram dele as descrições e definições de certos pontos acerca da salvação, como a justificação pela fé. O veterano missionário foi um estudioso desses temas, incluindo a área escatológica (1Ts 4.13-17). O apóstolo foi autor de 13 epístolas do Novo Testamento. Com base nos ensinamentos de Jesus e no conhecimento da Palavra de Deus, ele nos forneceu os conceitos de uma vida cristã. Quando falamos de vida cristã, referimo-nos a uma conduta irrepreensível, resultado de uma vida transformada pelo poder de Deus, isto é, a vida daquele que se diz seguidor do Nazareno. Há um caráter especial para aqueles que são crentes em Cristo.

Na Carta aos Romanos, o apóstolo destaca a natureza do velho e do novo homem (Rm 6.6). O velho homem personifica a conduta do ser humano antes de receber a Jesus como Salvador pessoal; e o novo homem apresenta um comportamento reabilitado após a sua decisão por Cristo. Não importa o quão honesto o cidadão já era considerado em sua sociedade: quando ele aceita Jesus como Seu Salvador, o seu caráter é aperfeiçoado. Uma pessoa pode ser tida como justa diante dos demais cidadãos, mas o seu comportamento vai demonstrar algo bem diferente, pois o seu caráter é transformado e a sua prioridade de vida e a conduta são mudados quando ele passa a estar comprometido com a Palavra do Senhor.

 

Pastor José Wellington Costa Junior é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Abrir bate-papo
1
CGADB
Olá
Podemos ajudá-lo?