Secretaria Geral da CGADB

Funcionando de 2ª a 6ª Feira, das 9h às 17h para atendimento aos ministros, com intervalo para almoço que vai de 12h às 13h;

Endereço e contatos: Avenida Vicente de Carvalho 1083, Vicente de Carvalho, cep: 21210-623 - RJ - Telefones: (21) 3351 3054 - 3351-5621 - (21) 3351-5972 (21) 3351-3387 - Fax(s): 3013-4473 - (21) 3391-7343

A Secretaria Geral da CGADB é o setor responsável pela administração geral de registros de pastores e evangelistas e da emissão das Credenciais desses Ministros.
Nela são arquivadas todas as informações referentes aos pastores e evangelistas consagrados nas Convenções Regionais/Estaduais, assim como os processos encaminhados À Mesa Diretora, relacionados ao credenciamento/desligamento dos Ministros, bem como os assuntos referentes a questões distritais oriundas das convenções Regionais/Estaduais.
A Secretaria Geral também está responsável pela administração das anuidades recolhidas pelos Ministros e para isso envia constantemente correspondências informando aos pastores e evangelistas sobre a situação financeira dos mesmos junto a tesouraria que funciona em conjunto com ela.
Atualmente a Secretaria Geral está instalada na sede da CGADB, no Rio de Janeiro, distribuída em 4 salas, uma delas só para arquivos, e conta com três funcionárias que estão preparadas para atender a todos os pastores registrados, bem como a todos os irmãos que entram em contato todo os dias através de telefone, fax ou e-mails.
A Secretaria Geral da CGADB está funcionando de 2ª a 6ª Feira, das 9h às 17h para atendimento aos ministros, com intervalo para almoço que vai de 12h às 13h (Veja endereço e meios de contato acima).

Registro de Ministros na CGADB

O Registro dos Ministros é efetuado através de Ofício enviado pela Convenção Regional/Estadual a qual o mesmo foi consagrado, juntamente com a Ficha Cadastral assinada pelo Presidente da referida Convenção Regional Estadual, e demais documentações necessárias para a homologação do Ministro na CGADB.
É de inteira responsabilidade da Convenção Regional/Estadual o registro dos ministros na Secretaria Geral da CGADB. A Convenção Geral é um órgão que homologa e detém, em banco de dados, os registros dos ministros das Assembléias de Deus no Brasil. Todos os pastores e evangelistas que são consagrados, devem estar sempre buscando junto as Convenções Regionais, a homolagação de seu registro na CGADB para que recebam suas credenciais.
A Secretaria Geral da CGADB ao receber a documentação da Convenção Regional/Estadual, faz a o registro do Ministro, aferindo-lhe um número e envia-lhe carta avisando-o das providências a tomar para que o mesmo receba sua credencial.

Emissão de Credencial de Ministro

A emissão da credencial de Ministro do Evangelho da Convenção Geral das Assembléias de Deus - CGADB é também uma atribuição da Secretaria Geral.
A credencial de Ministro do Evangelho da CGADB é a identificação oficial de pastores e evangelistas das Assembléias de Deus no Brasil e é válida em todo território nacional, bem como nos países onde as Assembléias de Deus estão presente. A credencial da CGADB é sempre acompanhada do Cartão de Filiação que é trocado a cada dois anos e o mesmo serve para comprovar que a Credencial está em dia, ou seja, o ministro está com a sua situação regular na Secretaria Geral. Isto serve para proteger as igrejas contra aqueles obreiros que já foram desligados ou estão com algum processo na CGADB e procuram usar a credencial indevidamente.
É de inteira responsabilidade da Convenção Regional/Estadual o registro dos ministros na Secretaria Geral da CGADB, que por sua vez providenciará a emissão da Credencial. A Secretaria da Convenção Geral após registrar o ministro, enviará correspondência avisando-o da efetivação e o número do seu registro que deverá ser usado em qualquer consulta ou solicitação à Secretaria Geral. Nesta mesma correspondência o ministro tomará ciência de que deverá efetuar o pagamento da anuidade (leia mais sobre anuidades) e da Taxa de Emissão de Credencial, e só assim, após o pagamento dessas taxas, a Secretaria Geral emitirá e enviará (via correio) a Credencial.
A Secretaria Geral da CGADB não emite boletos ou carnês de cobrança aos ministros. Todos os pagamentos à CGADB devem ser efetuados através de depósito bancário no BRADESCO - Agência 0026-4 - Conta Corrente n° 158.000-0 em nome de CGADB. O ministro deve enviar sempre uma cópia (xerox) do comprovante de depósito à Secretaria Geral no endereço acima, para receber a documentação da Convenção Geral.
Lembre-se, antes de reclamar na CGADB sobre o seu registro, procure antes saber se sua Convenção Regional/Estadual já enviou a documentação para a homologação de seu registro na Secretaria Geral. A Secretaria Geral da CGADB está funcionando de 2ª a 6ª Feira, das 9h às 17h para atendimento aos ministros, com intervalo para almoço que vai de 12h às 13h (Veja endereço e meios de contato acima).

Atualização de Cadastro de Ministros


A atualização dos dados cadastrais do ministros é de responsabilidade do próprio e da Convenção Regional/Estadual ao qual ele está ligado. A CGADB somente pode alterar dados cadastrais por solicitação pessoal do ministro ou por solicitação da Convenção Regional ao qual ele está ligado.

Dados que podem ser atualizados pelo ministro:

    Nome (correção)
    Endereço (correção ou mudança de endereço)
    Data de Nascimento
    Identidade
    CPF

As atualizações cadastrais relativas ao ministro podem ser realizadas através de carta, fax ou e-mail, solicitando as alterações relativas a qualquer um dos itens acima, informando os novos dados a serem registrados e o número do registro na Secretaria Geral que consta no cartão de filiação ou credencial de ministro da CGADB.

Dados que podem ser atualizados pelas Convenções Regionais:

    Mudança de Convenção
    Mudança de Função (Evangelista / Pastor)
    Endereço de Igreja
    Status # Jubilado
    Status # Descredenciamento
    Status # Falecimento

Os dados acima somente poderão ser solicitadas exclusivamente pelas Convenções Regionais/Estaduais. As atualizações cadastrais relativas a Convenção Regional/Estadual devem ser solicitadas através de ofício (em papel timbrado), assinado pelo presidente da Convenção Regional/Estadual, encaminhado à Secretaria Geral.
Lembre-se: a Secretaria Geral da CGADB não pode ser responsabilizada por dados incorretos ou desatualizados, pois cabe aos ministros e suas respectivas Convenções Regionais/Estaduais a atualização dos referidos dados. O não recebimento de credencial, correspondências, informativos e outros materiais é um sinal claro que o seu cadastro não está atualizado. Portanto, entre em contato com a CGADB e cumpra a sua parte: ATUALIZE SEUS DADOS CADASTRAIS.
Quaisquer outros esclarecimentos entre em contato com a Secretaria Geral. A Secretaria Geral da CGADB está funcionando de 2ª a 6ª Feira, das 9h às 17h para atendimento aos ministros, com intervalo para almoço que vai de 12h às 13h (Veja endereço e meios de contato acima).